EIXOS DE ATUAÇÃO

Escolas

Pretende integrar ações sobre empreendedorismo e inovação social no plano curricular das escolas da região, desafiando os alunos a identificar os desafios/necessidades do território e a propor soluções para os mesmos, materializadas em projetos empreendedores.

Visa, ainda, a aproximação dos jovens e das escolas ao tecido empresarial da região, para conhecimento mútuo e sensibilização dos primeiros para as oportunidades de desenvolvimento de carreira em entidades empresariais locais, com referência à cultura de sustentabilidade e responsabilidade social.

Ensino Superior

Almeja o desenvolvimento de soluções inovadoras para os Desafios mais prementes da atualidade, orientados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, através de um concurso internacional de ideias, destinado a jovens qualificados entre os 18 e os 35 anos.

Empresas

Assenta num programa de empreendedorismo intra-empresa, centrado nos colaboradores, que objetiva o desenvolvimento de novas ideias com impacto ambiental, económico e social positivo, para a empresa e/ou setor.

Organizações de Economia Social

Visa auscultar as necessidades das Organizações da Economia Social e, em função desse diagnóstico inicial, promover a capacitação dos seus técnicos em áreas determinantes para a inovação e empreendedorismo social, e apoiar as instituições na conceção e desenvolvimento de ideias e projetos. Por esta via, pretende-se, ainda, contribuir para o desenvolvimento de relações de apoio e cooperação entre as OES e as empresas e/ou investidores sociais, e facilitar a sinalização de linhas de financiamento.

Estes 4 eixos são dinamizados de forma articulada e têm como suporte uma rede ativa e colaborativa de parceiros que assumem o papel de mentores e de Investidores em Impacto.

Em colaboração com os municípios e parceiros locais, ambiciona-se, ainda, a dinamização de uma rede de incubadoras regionais (Start IN) de apoio à inovação e empreendedorismo no âmbito dos ODS.

Além do foco nas necessidades, desafios, recursos e oportunidades do território, os vários eixos serão guiados por temáticas de relevo atual, emergentes dos ODS, a saber:

– Ambiente (Economia Circular e Nova Indústria); 

– Desafios Sociais do Território; 

– Educação;

– Inclusão e Coesão Social; 

– Soluções COVID-19; 

– Tecnologia (Transformação Digital e Smart Cities).