Got Talent organizou o #1 Fórum Municipal dedicado ao Concelho de Oliveira de Azeméis

Got Talent,  organizou o #1 Fórum Municipal dedicado ao Concelho de Oliveira de Azeméis, no passado sábado, dia 20 de fevereiro, em formato on-line.

 

Esta iniciativa, que contou com 28 participantes de 23 organizações, envolveu 41 pessoas, e teve como objetivo auscultar os jovens sobre o seu próprio território de residência, desafiando-os a pronunciar-se sobre algumas temáticas da atualidade: Ambiente, COVID-19, Educação, Desafios do Território e Tecnologia. Além disso, pretendia-se com este evento promover o contacto entre os jovens e outros agentes do território, com o intuito de promover sinergias que potenciem o desenvolvimento regional.

 

A sessão de abertura ficou a cargo da Engª. Teresa Pouzada, Diretora Executiva da ADRITEM, que fez uma breve apresentação do Got Talent, uma caracterização do território – apontando as suas fraquezas, potencialidades e soluções/oportunidades para o futuro – e salientou a importância do evento para prossecução dos objetivos do projeto: “Hoje estamos aqui para juntos pensarmos na Inovação e no Desenvolvimento Sustentável das Terras de Santa Maria.”

 

Em seguida, o Engenheiro Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, iniciou a sua intervenção com uma “viagem virtual” pelo concelho, passando pela sua história, a sua memória e a sua “gente altamente empreendedora, afável, carinhosa, que tem prazer em receber bem.”

 

Com base no slogan do município: “Azeméis é vida”, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis definiu como ponto de partida para a caracterização do território “a excelente realidade económica, o movimento associativo riquíssimo, a boa localização geográfica, a rede escolar bem consolidada e o imenso património natural, cultural, arquitéctonico, gastronómico e religioso”, estabelecendo ligação com o maior dos desafios –  o “desafio humano” – que se traduz na “dificuldade da região na qualificação e na fixação da população mais jovem”.

 

Como solução para esta problemática referiu como linhas de ação do município “o incentivo para a criatividade, o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade de um desenvolvimento com sustentabilidade”, interligando-as com a missão e o percurso da ADRITEM e do projeto Got Talent.

 

O evento decorreu em cinco mesas redondas – salas simultâneas – nas quais foram debatidas, em pequenos grupos, as cinco temáticas acima mencionadas. Estas mesas foram orientadas por cinco moderadores, a saber: na mesa do Ambiente – Eng.º Tiago Fragata, Diretor Geral da Indaqua de Oliveira de Azeméis; na mesa da COVID-19 – Dr. Miguel Portela, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte; na mesa dedicada aos Desafios do Território – Dr.ª Paula Cristina Santos, Secretária Técnica do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 da CCDR-Norte; na mesa da Educação – Professor Doutor José Martinho Marques de Oliveira, Diretor da Escola Superior Aveiro Norte da Universidade Aveiro, e na mesa da Tecnologia – Professor Doutor João Falcão e Cunha, Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

 

Neste espaço de partilha, foram debatidos os principais desafios e necessidades do território e promovido um brainstorming de ideias e soluções empreendedoras referentes a cada temática, tendo as principais conclusões de cada mesa sido apresentadas em plenário, no término do evento.

 

Após estas partilhas, a Eng.ª Teresa Pouzada reiterou o agradecimento pela presença e contributos de todos, assinalando a excelente reflexão sobre as temáticas abordadas. Salientou a participação preponderante dos jovens na concretização dos objetivos deste Fórum, identificando-os (os jovens) como “parceiros da ADRITEM e do desenvolvimento do território.”

Para finalizar, a Diretora Executiva da ADRITEM apelou à responsabilidade coletiva para a construção de um futuro melhor, incentivando, como estratégia, a “promoção” do sentimento de pertença e do orgulho em “ser Oliveirense”.

 

Por último, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Vereador da Educação – Dr. Rui Luzes Cabral fez um balanço muito positivo do evento e concluiu que a aposta para o futuro se traduz na partilha de conhecimentos “para que as próximas gerações vivam num território mais sustentável”.